Páginas

sábado, outubro 15, 2011

Instalação do Maven

O Maven surgiu como uma ferramenta para acumular conhecimento utilizado no projeto Jakarta da Apache para auxiliar no build da aplicação.
                O Maven tem como objetivo:
  • Facilitar o build de aplicações; 
  • Prover um sistema de build uniforme; 
  • Fornecer informações sobre o projeto; 
  • Criação de diretrizes para o emprego de melhores práticas; 
  • Migração transparente para novas funcionalidades.
DOWNLOAD
O primeiro passo é fazer o download do Maven, este é um projeto livre da Fundação Apache. O download pode ser feito acessando a seguinte url: http://maven.apache.org/download.html

Feito o download, descompacte o conteúdo num diretório de sua preferência; este tutorial assumirá que o diretório do Maven será c:\mvn.

Para o funcionamento do Maven, é necessário que o ambiente Java (jdk) esteja configurado, bem como a variável de ambiente JAVA_HOME. 

Variável de ambiente: M2_HOME
Considerando-se que o Maven já tenha sido descompactado, conforme indicado no item 1.1, deveremos configurar sua variável de ambiente. Assumimos que o diretório do Maven é: C:\mvn\apache-maven-3.0.

Veja a sequência de imagens para a declaração da variável de ambiente:


Na categoria Variáveis de Sistema (System variables), clique no botão New (Novo) e, preencha conforme imagem abaixo:
Neste momento a variável de ambiente M2_HOME está sendo criada, e apontando para o diretório que o Maven foi descompactado.

Localize a variável PATH, clique sobre ela e, em seguida em Editar; depois do último caractere insira um ponto e virgula (;), e em seguida, adicione: %M2_HOME%\bin. Confirme.

Pronto! O Maven já deverá ter sido configurado, para testar, abra o prompt do Windows e digite: mvn –version, o resultado deverá ser similar a:


O maven já esta pronto para ser usado em seus projetos de agora em diante. Novos posts tratarão de sua utilização, verifique!



2 comentários: